quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Caça Submarina





Muitas pessoas não conhecem o esporte de caça submarina. Como meu marido pratica esse esporte tenho aprendido bastante sobre isso, e é isso que vou compartilhar hoje com você.
Bom, para começar o que é caça submarina?? É uma pesca onde se mergulha com um arpão ( que é a arma utilizada para caçar) é um mergulho livre, ou seja, não se usa cilindro de ar, todo ar usado é o do pulmão. Por isso para praticar esse esporte tem que ter um estilo de vida saudável, porque precisa ter bastante fôlego resistência física e preparo mental para não se apavorar debaixo d'água.
Quando o mergulhador é consciente a caça não é predatória pois é uma pesca seletiva onde ele escolhe em qual peixe vai atirar, tem também a questão do ar, por não ser mergulho com cilindro muitas vezes não dá para pegar o peixe porque o caçador tem que voltar à superfície em busca de ar.
Um caçador profissional consegue ficar até 3 minutos embaixo da água e desce mais ou menos 40 metros. Agora, varia de pessoa pra pessoa e o quanto essa pessoa pratica o esporte. Uma pessoa que caça por hobbie pode descer de 15 a 20 metros e fica em média de um minuto e meio embaixo da água.
O material usado é respirador ou snork, máscara, nadadeira, neuprene ( roupa de mergulho), cinto de lastro ( que é peso para descer varia conforme o seu peso), arbalete ou arpão, luva, faca, lanterna. bóia de demarcação, cabo pra bói, esse é o material básico e para começar a praticar esse esporte você gasta mais ou menos R$ 1500.00 comprando material mais ou menos bom.
Não é recomendado mergulhar sozinho, porque se acontece alguma coisa embaixo da água, como caibra ou desmaio tem outro mergulhador perto para te salvar.
É a pesca mais seletivas de todos e divertido pois você tem ir até o peixe e não ficar horas esperando no barranco o peixe vir até você!!!
Tem vários sites, comunidades no orkut, que tem tópicos sobre caça sub.. se você quer mais informações entre em www.guarapas.com e para compra entre no www.planetasub.com.br.
Segundo um amigo nosso Kioski "Caça submarina não é só um esporte, é mais que um esporte é um estilo de vida!!

Um comentário:

Azoresub-Bluewater disse...

Gostei do artigo! veja o blog de caça submarina dos Açores:

http://azoresub-bluewater.blogspot.com/