quinta-feira, 19 de março de 2009

CHANTILI

Ontem começaram as aulas na pós. E primeiro dia, tem sempre uma palestra só que é tudo por vídeo conferência. Porém, no meio da aula, eis que em algumas cidades o sinal foi perdido, a partir daí ficaram o resto da aula tentando recuperar o sinal. Enquanto isso, nosso professor de sala começou a conversar conosco.
Só pra você ter uma ideia, faço pós em administração. Então, começamos a discutir sobre dar um passo a mais, ele nos contou de uma pessoa que passou em várias etapas de trainee para a empresa dele e assim por diante.
E de repente, ele nos fez uma pergunta... Alguém sabe de onde o chantili veio? Como foi descoberto?? Ninguém sabia. E na minha mente veio, "é mesmo né??, um negócio tão simples de onde será que veio?"
Ele começou a contar a história, e eu já pensei " amanhã vou colocar no blog" eu achei interessante, espero que você ache também.
Foi na França, não me lembro em que época, mas um Lord ia dar um banquete. O cozinheiro desse Lord, era muito bom e as pessoas ouviam falar dele. Então, ele ficou todo preocupado porque só as pessoas da alta sociedade estariam ali, inclusive o Rei Luis XII.
Para esse jantar, o cozinheiro encomendou patos, carne e peixes. Mas, como naquela época não havia geladeira, as carnes teriam que ser entregues no mesmo dia do jantar.
E chega o grande dia, o cozinheiro e seus ajudantes lá na cozinha com todos os temperos a postos, tudo pronto só esperando a carne, e elas não chegavam.
O chef começou a ficar desesperado, resolveu, para adiantar, bater o creme que ele serviria na sobremesa. Mas como ele estava muito desesperado, ele bateu muito forte, e o creme virou chantili ( que obviamente não tinha esse nome). Quando ele viu que o creme ficou numa consistencia "errada", ficou mais desesperado ainda. E pensou, não posso passar tal vergonha em frente ao meu Lord e aos convidados. Não consigo nem dar o ponto do meu creme que é minha especialidade e as carnes não chegam!
Pasmem, ele foi e se matou!!! Um pouco depois que ele se matou o peixe, pato e a carne chegaram. E como já estava tudo encaminhado os ajudantes fizeram o jantar.
Após o jantar, o Rei Luis, chamou o dono da casa e falou: o pato e os peixes estavam divinos, mas esse creme da sobremesa.. o que é isso? Quero conhecer seu chef para descobrir como faz isso. É delicioso!!
E então ele descobriu toda história.. foi assim que o chantili foi descoberto.
Sinceramente, não sou muito fã, mas chantili vai bem com bolo, chocolate quente, morango... vai da sua imaginação.
Como uma boa curiosa, fui procurar uma receita para passar pra vocês. Eu não fiz essa receita, aliás nunca nem tinha visto uma receita de chantili, não sabia que era tão simples assim. Enfim.. aí vai a receita.

Ingredientes:
200ml de creme de leite
50g de açúcar de confeiteiro
1 colher de café de essência de baunilha
Preparação:
Bata o creme de leite, o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha até que a preparação esteja firme e , ao levantar o batedor, formem-se picos. Não bata muito para não passar do ponto. É conveniente bater o creme de leite frio para que o soro não se separe.
Bom Apetite!!

2 comentários:

Unknown disse...

Nossaaaa!Eu tb nunca parei pra pensar em como foi descoberto o chantili! Mas axei legal e meio triste tb. heheeh! Tadinho do chef d cozinha! Nem ficou sabendo q descobriu algo tao bom! ehehhehe!!!

Unknown disse...

Nossa que historia triste!!!! Interessante Cris!! bjs