sábado, 14 de janeiro de 2012

Petar

Depois de muito tempo, aqui estou novamente... Uma amiga me falou que depois que eu começasse a trabalhar na IBM, eu não teria mais pique pra escrever meu blog, e ela comprovou que era verdade. Mas hoje criei vergonha na cara...
Tenho muita coisa para dividir com vocês, lugares que conheci, novos esportes, etc ...
Hoje quero falar sobre o Petar, para quem não sabe "O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira é considerado uma das Unidades de Conservação mais importantes do mundo. Abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil e mais de 300 cavernas.É considerado hoje um patrimônio da humanidade, reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura)."  Mais informações no site http://www.petaronline.com.br/.
Saímos daqui na sexta a tarde (começo de março de 2011) rumo a Apiaí, que é mais ou menos 313 Km de Campinas. Mas a aventura começou mesmo depois de Itapetininga. Uma estrada de mão única, com nosso KA e uma chuva fininha.
A pousada ficava no Bairro da Serra que é entre Apiaí e Iporanga. Chegamos em Apiaí perto de pôr- do-sol, perguntamos por ali se eles conheciam o bairro da Serra, mas ninguém parecia conhecer.  Vimos uma placa, bairro da Serra 12 km, ficamos mais empolgados porque já faltava pouco, porém essa placa nos enganou!!  Entramos numa estradinha de terra, que estava com muito barro. Com um KA isso não é tão inteligente de fazer, mas já estávamos lá, tivemos que seguir viagem.
A estrada é bem sinistra, porque ela é bem escura, com mato dos dois lados, estrada de chão, e várias vezes somente um carro passava por vez, dava pra perceber que do lado tinha um abismo. O que fomos comprovar na volta, quando passamos de dia.
Andamos mais ou menos 30 kilometros nessa estrada ( não eram 12?), e já começamos a desconfiar que realmente tinha alguma pousada por ali. Depois de algumas horas andando nessa escuridão (começou a parecer filme de terror),  avistamos luzes e algumas pousadas. Enfim chegamos!!!
A Pousada da Diva, é bem limpa, eles oferecem café da manhã, lanche dos passeios e janta incluso nas diárias ( pelo menos o nosso foi). Lá dá pra ficar desde só casal ou de galera, eles tem aqueles quartos comunitários com banheiros separados dos quartos. Aliás no sábado de manhã chegou uma excursão de escola, que ficaram nesses quartos.  http://www.pousadadiva.com.br/index.php
Eu escolhi esse roteiro, porque tinha ido lá quando era mais nova, com meus pais e minha irmã Lili, e lembrava que as cavernas eram lindas e o passeio era muito interessante. Então quis levar o Tu - apesar de ele não gostar muito de cavernas. ***
E comprovei minhas lembranças, hoje tudo está bem mais organizado, mas continua super lindo!
No sábado fomos em rumo ao Núcleo do Santana, eu queria muito entrar na Caverna do Santana, ela é muito bonita por dentro com seus estalactite e estalagnite, mas como choveu muito, ela estava cheia e fechada. Então fizemos as cavernas do Morro Preto e a caverna do Couto. Pegamos os passeios com o pessoal da Pousada mesmo.
Quando fui anos atrás para fazer esse circuito de cavernas, não tinha pontes nas trilhas, tínhamos que atravessar pro outro lado da trilha por dentro do rio, hoje em dia o parque está melhor estruturado com pontes e mais segurança.
A caverna do Morro Preto é muito grandiosa, teve uma hora que todos nós sentamos nas pedras e o guia pediu para nós desligarmos as lanternas dos capacetes ( quando fui a primeira vez era lanterna de carbureto,  o cheiro era horrível!), e ficamos lá no escuro da caverna somente curtindo o silêncio! Tá confesso que deu um pouco de medo de um morcego voar na minha cabeça, mas isso não aconteceu!
A caverna do Couto, é uma caverna que atravessa o morro, então fomos por dentro dela até sair do outro lado. É uma caminhada boa, mas não é de matar, mas para quem tem fobia não é interessante, porque fica um bom tempo dentro dela, sem ver a luz do dia!
No domingo fomos em uma caverna que era cheia de água, mas não consigo lembrar o nome, a entrada era bem apertada, e era mais difícil de andar nela, depois entrava numa água trincando de gelada, teve gente que se animou e pulou dentro de um poço de água gelada de dentro da caverna!
Depois ainda fizemos um bóia cross, que foi bem difícil, algumas pessoas até quiseram desistir no meio do caminho, o motivo é que choveu muito e as águas estavam bem agitadas.
Passamos um fim de semana bem divertido, cheio de aventuras, contemplando as belezas naturais que Deus criou pra gente!
Algumas fotinhos pra vocês verem:

Estrada

Árvore Pau D'Alho, tem cheiro de alho!

essa é a entrada daquela caverna que não lembro o nome

Caverna do Morro Preto

PS: o Tu gostou também!

*** há poucos dias o Tu tinha assistido o filme Santuário, então ele não estava tão empolgado assim em entrar em cavernas...