segunda-feira, 16 de março de 2009

SLUMDOG MILLIONAIRE



Ontem a tarde, fui assistir na casa de um amigo esse filme. Nunca tinha ouvido falar dele até o Oscar, onde ele teve 11 indicações e saiu do Oscar com 8 prêmios.


O filme foi dirigido por Danny Boyle, foi lançado dia 12 de dezembro de 2008. Inspirado no livro de Vikas Swarup " Q e A" lançado em 2005 Slumdog millionarie é um filme britânico, que teve pouca verba para ser feito, e mesmo assim ganhou melhor fotografia, melhor filme dramático, melhor diretor dentre outros prêmios.





Quando vi o trailler, não achei que o filme era tão bom, mas quis assistir porque pensei "se ganhou o oscar, tem alguma coisa nesse filme."

Não imaginava que eu ia gostar tanto!


É um filme dramático,porém com muita ação. Não é filme de drama que você dorme no meio. É muito dinâmico, indo e voltando nas cenas, que, se você não prestar atenção você perde o fio da meada!
Bom, resumindo um pouco do que se trata, se passa na Índia, (aliás foi inspirado pelos filmes de BOLLYWOOD), um garoto muito pobre e pouco instruído que entra para o jogo "quem quer ser um milionário?", todo o enredo se passa enquanto ele joga mostrando um pouco da vida dele linkando cada pergunta com um momento de sua vida. Mostra uma vida difícil, pobreza, favela e um amor incondicional com sua amiga de infância Latika.
Meu noivo que não gosta muito de filmes assim, também adorou.. Então se você ainda não assistiu compensa.



Na Índia o filme não foi bem aceito, eles afirmam que o filme só enfatiza a pobreza do lugar, lá o nome do filme foi traduzido para " O cão das favelas."


"Mas a Índia, com suas ambições de superpotência e orgulhosa de seu fenomenal crescimento econômico, não gosta do que a imprensa chama de "pornografia da miséria", em um país onde 455 milhões de habitantes sobrevivem com menos de 1,25 dólar por dia.
O representante de uma associação de habitantes de um subúrbio de Bihar (leste), Tapeshwar Vishwakarma, apresentou uma queixa contra o astro indiano Anil Kapoor e o compositor da música original, A.R. Rahman, porque o filme é, a seu entender, uma violação dos direitos humanos e da dignidade dos pobres.
Os milhares de habitantes de Dharavi em Mumbai, a maior favela da Ásia, onde foi rodado em grande parte o filme, também são completamente indiferentes a ele.
"Um filme é um filme. É feito para fazer sonhar", afirma Raju Walla, de 38 anos, que mora num barraco com 21 pessoas. "'Slumdog Millionaire é muito diferente da realidade", conclui." ( tirado do site da abril)


Os produtores do filme prometeram acompanhar todas as crianças que participaram de "Quem Quer ser um Milionário?" até a idade adulta. O cachê foi trocado por serviços de saúde, alimentação e educação.


Me surpreendi, achei que o filme foi melhor do que pensava. E mostra a realidade nu e crua, como nos filmes brasileiros a Cidade de Deus e Tropa de Elite.

3 comentários:

Unknown disse...

Ahhhh eu assisti! E amei! Mto legal o texto nao sabia de tudo isso nao. Sempre passo aqui Cris, bj

Anônimo disse...

A Vica q me mostrou o caminho e eu fui parar no seu blog...hehehehe tudo por causa do filme...
Alem da realidade nua e crua e apesar de nao ser historia veridica, outra coisa q me marcou muito foi q me fez pensar: "quanto eu realmente to querendo ir pro ceu?? O q eu realmente estou a fim de fazer pra estar la? Meu Deus, nao to fazendo nada!!" E tambem pras pequenas coisas q quero na vida e vejo quao pouco tenho lutado pra conseguir...Enfim, um filme muito original...amei!
Outra coisa q achei muito legal mesmo: a sua foto do blog...ta linda!! Bjs

Unknown disse...

Aiii c falo tanto do filme q agora kero v! Nem li o q vc escreveu pra nao estragar! ahahahaha!!!